O ambiente é… o mar que nos rodeia, da mais ínfima micro concha ao maior do cetáceos que vemos passar ao largo. É a orla costeira, semeada de pequenos penedos, de praias de areia cinzenta e de ilhéus ou vulcões que nasceram do mar. São todas as aves marinhas ou migratórias que arribam de meses a meses; as errantes, que se desviam da rota e não erram a ilha; as residentes que se foram açorianizando. Os insetos, as aranhas, outros bichos e bichinhos; são os líquenes e os musgos; as algas terrestres e as bactérias. São as plantas… sejam árvores ou monda, sirvam para alguma coisa ou para coisa nenhuma… as que trepam as arribas e as que cobrem os matos. São florestas densas, são bosques esparsos. São vulcões adormecidos; nascentes, lagoas e ribeiras; escarpas, vales, e grutas; fumarolas, fontes hidrotermais e montes submarinos. São as montanhas que ultrapassam as nuvens … e só não são as próprias nuvens por serem tão efémeras. São todas as cores do arco-íris, quando aparece. Sem arco-íris: é o verde, é o azul, é o cinzento e o negro… por vezes o amarelo.
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.
O dia 5 de junho foi escolhido para festejar a data pois marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.
Todos eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.
Valorize a sua ilha.
Pequenos gestos que pouco ou nada nos custam, podem ter, quando somados, um efeito global importante. Desde o simples cuidado de não deitar lixo para o chão, à atenção em deixar a torneira bem fechada, passando pelo pequeno esforço de separar o lixo depositando-o nos locais de recolha adequados, todas estas boas práticas traduzem-se em efeitos benéficos para o ambiente e para a qualidade de vida de todos nós.
Siga as boas práticas ambientais.
O AMBIENTE AGRADECE E A SUA ILHA TAMBÉM!