Tertúlia sobre ano Europeu do Desenvolvimento – voluntariado na primeira pessoa

O Centro de Informação Europe Direct dos Açores vem por este meio convidar a tomar um café e a participar numa tertúlia sobre o Ano Europeu do Desenvolvimento no próximo dia 15 de maio, sexta-feira, pelas 13:30 n’ “A Minha Casa”, nº 80, na Rua Direita, em Angra do Heroísmo, com a presença de Marta Baeta, uma empreendedora social, que criou em Kibera (Quénia) o projeto “From Kibera with love”. Baseado num projeto de voluntariado, são apoiadas crianças ao nível da educação, alimentação e saúde. No Quénia, ter-se acesso à educação é um luxo e a maioria das crianças da Kibera não têm essa sorte, simplesmente porque muitas delas não têm uma família que possa assegurar o seu futuro.

Enquadramento:
O ano 2015 foi designado pela Comissão Europeia como o primeiro Ano Europeu consagrado à ação externa da União Europeia e ao papel da Europa no mundo (link).

Sob o lema: “O nosso mundo; A nossa dignidade; O nosso futuro”, esta é uma oportunidade para as organizações de desenvolvimento de toda a Europa mostrarem o empenho da Europa na erradicação da pobreza à escala mundial e motivar mais europeus a implicar-se e a participar no desenvolvimento. Ao longo do ano apresentaremos pessoas que trabalham no terreno em países terceiros.

A EDUCAÇÃO é considerada como o melhor investimento possível contra a exclusão, as desigualdades e a pobreza. Permite adquirir competências fundamentais, ensina-nos a ser membros ativos da sociedade e é um elemento determinante na construção do Estado. No entanto, mais de 50 milhões de crianças de todo o mundo não vão à escola e 250 milhões não sabem ler nem escrever e desconhecem as bases da matemática. É por este motivo que a cooperação para o desenvolvimento é tão importante para ajudar as pessoas a ter uma boa educação, prosseguir os seus sonhos e contribuir para a sociedade.