Vai decorrer no próximo dia 04 de abril, entre as 15.00 e as 17.00, um seminário/mesa-redonda no Auditório da Associação ‘Os Montanheiros’ sobre TURISMO CULTURAL NOS AÇORES: OPORTUNIDADES E DESAFIOS.
Em face da crescente afirmação dos Açores como destino de turismo onde os produtos ligados à natureza, ao ecoturismo e ao turismo aventura ganham grande destaque, a Ilha Terceira, com a sua capital reconhecida como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, vê redobrada a sua especificidade como lugar de património e cultura. Desta perspetiva, é importante discutir como os recursos culturais – da paisagem, ao património material e imaterial, e à gastronomia – podem contribuir para uma estratégia de desenvolvimento turístico competitivo, inclusivo e sustentável dos Açores.
O seminário/mesa-redonda é organizado pelo curso de Doutoramento em Turismo do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), em colaboração com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), que se encontra em visita de estudo à Ilha Terceira. São palestrantes conhecidos especialistas regionais do património e da cultura, que irão a debater o assunto com professores e estudantes do referido curso e todos os outros participantes no evento.
A entrada é livre e gratuita.
Moderador:
- Eduardo Brito-Henriques. Geógrafo, Prof. Associado do IGOT-ULisboa.
Palestrantes:
- José Luís Neto. Arqueólogo, Chefe de Divisão do Património Móvel e Imaterial e Arqueológico, Direção Regional da Cultura.
- Nuno Ribeiro Lopes. Arquiteto, Diretor Regional da Cultura 2012-18.
- Francisco Maduro-Dias. Museólogo, Presidente da Estrutura de Coordenação da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores.
Organização:
- Eduardo Brito-Henriques e Francisco Silva