INSTITUTO AÇOREANO DE CULTURA LANÇA LIVRO SOBRE A FAUNA TERRESTRE DOS AÇORES

Será finalmente lançado o livro “Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores – Field Guide of Azorean Terrestrial Fauna” e será apresentado pelos autores Paulo Borges e Rosalina Gabriel, ambos cientistas do Grupo de Biodiversidade dos Açores da Universidade dos Açores, no próximo dia 5 de junho (sexta-feira) às 18h30 (hora dos Açores), podendo ser presenciado ONLINE por todos os interessados através do link:
https://www.facebook.com/institutoacorianodecultura/videos/286222655760394/

Este guia é o primeiro de uma série de Guias de Campo que o “Instituto Açoriano da Cultura” irá editar. Os dois primeiros volumes são sobre a Fauna e Flora dos Açores.

Este guia descreve em detalhe 201 espécies de animais, incluindo 108 espécies de artrópodes (principalmente aranhas e insectos), 32 espécies de moluscos e 61 espécies de vertebrados, incluindo 50 de aves. A maioria das espécies ou subespécies é endémica do arquipélago (113), mas algumas são nativas não endémicas (67) ou introduzidas (21). Para além das 201 fichas detalhadas, são apresentadas 95 fotografias adicionais, ilustrando algumas outras espécies comuns nos Açores. É impossível cobrir em pormenor toda a biodiversidade animal açoriana e os leitores podem também contar com o AZORESBIOPORTAL (http://azoresbioportal.uac.pt/) como recurso complementar deste livro.

Em cada uma das 201 fichas de espécies são fornecidas informações sobre diferentes tópicos, nomeadamente os nomes comuns das espécies, o seu estado de colonização (endémica, nativa, introduzida), a sua distribuição no arquipélago, alguns caracteres morfológicos, os principais habitats onde a espécie ocorre, a sua biologia, o estatuto de conservação da IUCN e, finalmente, algumas pistas sobre como encontrar as espécies na natureza. Também é fornecida pelo menos uma foto por espécie.

Para cada espécie indica-se o habitat principal e outros onde pode ocorrer, incluindo os habitats mais comuns dos Açores, tanto nativos como antropogénicos, nomeadamente, habitats costeiros (áreas costeiras húmidas e alguns habitats modificados), áreas urbanas (jardins e parques urbanos), pomares, pastagens (pastagens intensivas, semi-naturais e prados naturais de altitude), florestas exóticas (Cryptomeria japonica, Eucalyptus spp., Acacia spp., Pinus spp., Pittosporum undulatum), habitats de água doce (lagoas, ribeiras, turfeiras), ambiente subterrâneo (grutas vulcânicas, algares e MSS) e, finalmente, a floresta nativa em todos suas formas.

Este livro foi escrito para apoiar a rápida identificação de um grupo de espécies animais endémicas e nativas dos Açores, tanto pelo público em geral, como por especialistas. Este é o primeiro guia de campo de bolso sobre a fauna dos Açores, podendo ser utilizado por todos os que gostam da natureza, tanto açorianos como turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *