Chegados a outubro, damos início a mais uma campanha SOS Cagarro, a maior e mais antiga campanha de educação e conservação ambiental dos Açores!
Congregando cerca de 75% da população nidificante de cagarros, os Açores são a região do mundo que alberga mais casais reprodutores desta espécie, fazendo da sua proteção e conservação uma responsabilidade.
A campanha SOS Cagarro, que decorre de 15 de outubro a 15 de novembro, é coordenada e dinamizada pela Direção Regional de Políticas Marítimas, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas/Parques Naturais de Ilha.
Na ilha Terceira, este ano contaremos com a dinamização de 10 brigadas de resgate de cagarros em 10 diferentes localizações, para um total de 20 ações, que serão dinamizadas pela Federação das Pescas dos Açores, Observatório do Ambiente dos Açores – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, Grupo de Biodiversidade da Universidade dos Açores, Associação Gê-Questa, Associação Os Montanheiros e o Grupo Marine Waste in Terceira Island.
Podem consultar os locais e datas das ações na imagem seguinte.
Esta iniciativa, que se realiza desde 1995, visa a conservação dos cagarros, envolvendo cidadãos e entidades parceiras, que participam em brigadas de salvamento de juvenis que, ao saírem dos ninhos, durante a noite, são afetados pela poluição luminosa.
No ano passado, a Campanha SOS Cagarro contabilizou 8314 cagarros salvos (representando o segundo ano com mais salvamentos desde 2006), dos quais 147 foram aves feridas e recuperadas, contabilizando-se ainda, 323 cagarros mortos (número inferior a 2019 e a 2020), tendo-se realizado 96 brigadas científicas, concretizadas por voluntários da campanha.
Para mais informações, por favor consulte a página do SOS Cagarro em http://soscagarro.azores.gov.pt ou entre em contacto através da linha SOS Ambiente (800 292 800) ou para cagarro@azores.gov.pt.
Em 2022, salve um Cagarro, faça um amigo!