O Censo de Milhafres é uma iniciativa de Citizen Science – Cidadania na Ciência, coordenada anualmente pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desde de 2006 e que ocorre simultaneamente nos arquipélagos dos Açores e Madeira. Este censo propõe a participação dos cidadãos num projeto que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres aí existentes permitindo obter informações que de outra forma seriam impossíveis.
Já na sua 13ª edição, este censo contou com 1 101 voluntários que aderiram a esta iniciativa nos Açores e Madeira, tendo permitido avistar 7 280 aves, em 1 053 percursos realizados, possibilitando a obtenção das densidades desta espécie por ilha.
Este ano, a SPEA volta lançar o apelo à participação neste censo que irá decorrer nos dias 7 e 8 de abril. Para participar basta efetuar a sua inscrição através do email acores@spea.pt ou através do número de telefone 914212449, a fim de pré-definir a sua rota. Diga-nos o percurso que deseja fazer e ajude a saber um pouco mais da única ave de rapina diurna dos Açores – O MILHAFRE.
Os resultados do censo do ano passado estão já disponíveis, em Relatório do XII Censo de Milhafres, na página do Censo de Milhafres (http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/censo-de-milhafres-mantas/).
Nesta página pode encontrar também a ficha do censo 2018, o dístico para a viatura, o cartaz e a brochura