A constituição do Núcleo dos Montanheiros da ilha do Pico foi aprovada em Assembleia-geral Extraordinária da associação, em 14 de Novembro de 2003, tendo a proposta sido aprovada por unanimidade.
De entre as actividades desenvolvidas pelo Núcleo destacam-se a organização de Percursos Pedestres, a Exploração de Grutas e em tempos foi responsável pela Gestão turística da Gruta das Torres e a Gestão da Ecoteca do Pico.
Após um período de estruturação, o Núcleo organizou o seu primeiro Plano de actividades anual em 2005, de modo a incentivar e divulgar o património natural existente na ilha do Pico e responder a solicitações várias que começavam a surgir. Abertas à participação dos associados e do público em geral, ou direccionadas a um público-alvo mais específico, no caso das escolas, essas actividades contaram com a presença de algumas centenas de participantes.
No final de 2005 os Montanheiros contavam já com cerca de 50 sócios na ilha do Pico, certamente disponíveis a colaborar com o Núcleo.
Os principais objectivos que se colocam no futuro passam por:
- Estabelecer parcerias com diversas entidades locais;
- Promover a realização de percursos pedestres de forma regular;
- Promover visitas a cavidades vulcânicas;
- Efectuar trabalhos de inventariação, cartografia e caracterização de cavidades vulcânicas;
- Promover acções de sensibilização sobre o património natural da ilha do Pico;
- Promover acções de formação nas áreas de espeleologia e de escalada.
- E por último, conseguir um espaço onde se possa estabelecer a sede do Núcleo, os respectivos serviços administrativos e um local de exposições permanentes com recepção de visitantes.
Corpos Sociais:
Presidente – Carla Susana Goulart Martins da Silva
Secretário – Sónia Margarida Fernandes Manso
Tesoureiro – César Fernando das Neves Gonçalves